sábado, 22 de setembro de 2012

Falcon Pipes

Eu já escrevi resenhas sobre meus Falcons aqui, mas este post vai ser genérico e especialmente escrito para a tag "Meus Favoritos".

O que é? Para quem não conhece, são cachimbos feitos de alumínio, mas com fornilho de madeira. Eles foram inventados nos anos 30, nos EUA, por um engenheiro que teve a ideia de usar o alumínio como condensador, por dissipar calor rapidamente. A marca depois se tornou britânica, e é na Inglaterra onde tem seu maior número de seguidores.

Como funciona? Quando fumamos, a queima do tabaco gera calor, que evapora a umidade dele e faz com que o vapor carregue calor e amargor à nossas línguas. O alumínio causa a rápida condensação de tais vapores que, tornados líquidos, vão se depositar num pequeno recipiente logo abaixo do fornilho, evitando assim que grande parte de resíduos desagradáveis, vapor e calor excessivo saiam do cachimbo. Outras vantagens: o ar é puxado pelo centro do fundo do fornilho, e não pela lateral, os fornilhos são atarrachados e podem ser facilmente retirados para limpeza ou trocados, e o corpo do cachimbo pode ser até lavado. É levíssimo, não custa caro e funciona!

O único problema que muitos apontam no Falcon é estético. Muitos o acham feio e estranho por não ser todo de madeira, e "parece uma máquina", como alguns afirmam. Ou seja, não há poesia e faltaria aquela sensação especial de sentir a densidade e a textura do briar nas mãos. Pessoalmente, eu admito que ele não se parece com o arquétipo do cachimbo, mas não é feio, há diferentes cores e modelos de corpo e fornilho disponíveis, e seu design da era "art déco" até me atrai - mas eu também sei que muitos discordam de mim. Enfim, fica aqui a dica. O Falcon, independentemente de estética ou estilo, é um cachimbo que funciona, e por isso vale a pena ter um. Eu sou colecionador, tenho vários briars, mas me encontro fumando Falcons com uma frequência maior do que se imagina. E tem mais: se você quer apenas fumar bem, não se importa com o aspecto artístico dos cachimbos, não é colecionador e/ou não quer ou não pode gastar muito dinheiro com o hobby, basta ter um Falcon com 2 ou 3 fornilhos para revezar. Se for cuidadoso, estará muito bem servido, para o resto da vida, e sem mais despesas.

Meus Falcons




2 comentários: