domingo, 18 de agosto de 2013

Meus blenders favoritos

Caros confrades, vou partilhar aqui algumas considerações sobre blenders (ou marcas) de tabacos favoritos. Pelo menos na minha opinião.

Pois bem, quando se fala em cachimbos e tabacos para cachimbo, logo nos vem à mente nomes europeus e, principalmente, britânicos; e depois alguns dinamarqueses também. E, realmente, com toda essa tradição, existem muitos blenders magistrais no velho mundo. Isso é indiscutível, e nomes não faltam: Dunhill, Peterson, Mac Baren, McClelland (que na verdade é americana), dentre muitos outros. E eu gosto muito de todos.

Entretanto, aqui vai algo surpreendente e curioso: apesar dos americanos não terem muito boa fama quando o assunto é bom gosto, arte e sofisticação, as minhas marcas favoritas são americanas! Claro que não me refiro à marcas populares e nem de farmácia. Me refiro àqueles blenders mais sofisticados. E, de fato, são os que mais me satisfazem com suas criações que, embora careçam (relativamente) de história e tradição mundial, são magníficas. Me refiro especificamente à Cornell & Diehl e à GL Pease. E por que tais marcas me satisfazem tanto? Além de usarem tabacos de altíssima qualidade, serem extremamente competentes, e de terem um catálogo muito extenso (até demais, na minha opinião), eles realmente sabem como satisfazer cachimbeiros como eu, que apreciam misturas encorpadas, com bastante personalidade e até mesmo ousadas, às vezes - seja por serem extremamente encorpadas ou inusitadas. A C&D produz minha mistura favorita, a Billy Budd, que é para poucos, pelo seu corpo e por conter bastante folha de charuto. A GL Pease já tende mais à sofisticação e sutileza, mas ainda assim, com bastante personalidade. Na verdade, a GL Pease é uma marca "de boutique" da C&D e, no total, eles já criaram mais de 250 misturas! E eles também possuem outras marcas mais populares.

Enfim, não digo que tais americanos sejam melhores do que os europeus, mas são excelentes, merecem tanto respeito quanto, e vale muito a pena conhecer o trabalho deles. Por isso, a grande maioria dos meus tabacos vem do novo mundo. E, no geral, são os meus favoritos.


5 comentários:

  1. Muito bom o post! Realmente, C&D para mim, está no topo! G.L.Peace também, apesar de preferir a C&D! Adicionaria ainda a McClelland!!! :)

    Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente, confrade!
    C&D é o melhor que há.
    Tb gosto da McClelland mas, como o foco aqui são os americanos, e realmente prefiro a C&D e GL Pease sobre todas as outras, apenas mencionei a McClelland entre os europeus...
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre pensei que a McClelland fosse americana! Ela não é americana?

      Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

      Excluir
  3. Nossa, confrade!!!
    Pior que é mesmo!
    Não sei pq eu achava que era européia... que maluquice!
    Valeu pela observação.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Ela tem um estilo europeu, não tem não? Heheheheh!

    ResponderExcluir